Competição de Arbitragem

25 Jan 2018

COMPETIÇÃO DE ARBITRAGEM Dr. JOSÉ FAGUNDES

Ivana Pereira Guimarães[1]

Em comemoração aos 20 anos da sua criação, (1.998 – 2018), a CAM/ACIRV – Câmara de Arbitragem e Mediação ACIRV - lança a COMPETIÇÃO DE ARBITRAGEM Dr. JOSÉ FAGUNDES, cujo nome homenageia o seu idealizador.

O principal objetivo da Competição é disseminar a Arbitragem, estimulando o estudo e a utilização desse instituto pelos operadores do Direito.

Desde 2010, a CAMARB - Câmara de Arbitragem Empresarial – realiza a Competição Brasileira de Arbitragem, o maior evento jurídico-educacional de arbitragem do país; na sua última edição, em 2016, participaram cerca de 800 estudantes em 48 equipes, e mais 240 profissionais avaliadores (árbitros).

A competição simula um procedimento arbitral de uma questão fictícia, em que os competidores atuam como advogados das partes em conflito, e suas habilidades são avaliadas por árbitros - profissionais com experiência em arbitragem – que, mais do que julgar a atuação de cada equipe, têm a função de dar feedbacks que auxiliem na melhoria da performance das equipes e no aprendizado da dinâmica do procedimento.

A comissão organizadora da competição de arbitragem define as regras e quais habilidades serão avaliadas – escrita e oral – se ambas ou se apenas uma delas. A habilidade escrita envolve a elaboração dos memoriais, e a habilidade oral implica na apresentação de audiências de sustentação oral.

A partir de 2016, acontecem também as competições regionais, realizadas conjuntamente pela CAMARB e pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Inspirada no sucesso da Competição Brasileira de Arbitragem, a CAMARB lançou, em 2016, duas novas versões: a Competição Brasileira de Mediação Empresarial e a Competição Brasileira de Sentenças Arbitrais.

A Competição Brasileira de Mediação Empresarial tem por objetivo promover a prática e o estudo da mediação, simulando um procedimento inspirado na mesma questão fictícia utilizada na competição de arbitragem, atuando os competidores como partes, advogados e mediadores da controvérsia.

A competição de sentenças estimula os competidores a elaborar as sentenças arbitrais dos memoriais premiados nas competições de arbitragem.

A maior competição de arbitragem internacional é a Willem C. Vis Moot, que acontece anualmente em Viena (Áustria) desde 1993. Na sua 23ª edição, em 2016, houve a participação de mais de 300 universidades e 3.000 alunos, sendo que as equipes do mundo inteiro treinam nos diversos preparatórios que ocorrem no mundo, como no Pré-Moot de Haia, por exemplo; na América do Sul, um dos principais Pré-­Moot acontece em Curitiba, no Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba), e recebe equipes de universidades de vários países.

Muito além da bagagem educacional em área ainda inexplorada, as competições de arbitragem abrem portas para o mundo jurídico, pois os participantes são vistos pelos maiores escritórios e profissionais da área, podendo dar início ao networking profissional e, no futuro, poderão ser absorvidos por esse mercado promissor, além de se enriquecerem com os ensinamentos, as pessoas e as oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Página do Willem C. Vis Moot: https://vismoot.pace.edu/

Página da Competição Brasileira de Arbitragem:

[1] Ivana Pereira Guimarães é Mediadora, Membro do Conselho Consultivo e Gestora da CAM/ACIRV.

Last Modified: 25 January 2018 07:54 PM
Artigos relacionados: Edital 2018 - Câmara de Arbitragem e Mediação ACIRV ​X Café com Arbitragem e lançamento da Competição de Arbitragem X CAFÉ COM ARBITRAGEM ​Arbitragem no Agronegócio foi o tema de palestra proferida na Assembleia da FAEG pela dra. Ana Paul IX Café com Arbitragem - VENCENDO OBSTÁCULOS E PRECONCEITOS NA ARBITRAGEM IX Café com Arbitragem Câmara de Arbitragem e Mediação da Acirv firma acordo com Faeg ​CAM/ACIRV – CÂMARA DE ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO ACIRV e SINDICATO RURAL DE RIO VERDE firmam convênio VIII Café com Arbitragem ​VI Café com Arbitragem
COMPETIÇÃO DE ARBITRAGEM Dr. JOSÉ FAGUNDES