EMBRAPII disponibiliza R$ 7 milhões para pesquisa e desenvolvimento em Rio Verde

03 Apr 2018

A apresentação da EMBRAPII aconteceu nessa manhã no auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Rio Verde (ACIRV), e estiveram presentes no evento o presidente da Associação, Ivo Marques de Morais Júnior, o presidente do CODERV, Ênio Fernandes, e diretores, presidente da CDL, Mário Furacão, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Rio Verde, Denimárcio Borges e  empresários e população em geral.

O diretor do Polo Embrapii GO, que está sediado no IF Goiano - RV, o pesquisador Alaerson Maia Geraldine explicou que os projetos serão desenvolvidos a partir de demandas do setor agroindustrial e serão financiados por recursos de empresas interessadas, pela Embrapii e pelo IF Goiano.

“O desenvolvimento de tecnologias agroindustriais é hoje um dos maiores desafios para a agricultura brasileira. Daí a importância desse polo, pois o Brasil será o principal responsável por atender a demanda crescente por alimentos no mundo e deve fazer isso de modo sustentável, ou seja, reduzindo custos e desperdícios e aumentando a produtividade”, explicou o pesquisador.

Em sua fala, Alaerson também destacou que o polo Embrapii do IF Goiano já conta com recursos de 7 milhões em conta para aplicação imediata em pesquisas. “O primeiro passo é determinar qual é a demanda da empresa, a partir daí entramos com a pesquisa para ajudar essa empresa a desenvolver seu projeto”. Ainda conforme Alaerson, a parte financeira para bancar o projeto é dividida em três partes: Empresa interessada, Embrapii e pelo IF Goiano, que entra com a estrutura física, como laboratórios, horas de trabalho dos pesquisadores, bolsas para alunos, entre outros.

O presidente da ACIRV, Ivo Júnior, comentou sobre a importância desse polo para a cidade e região. “Um dos pilares da minha gestão na ACIRV é a Inovação e é por isso que nós estamos felizes com a presença da EMBRAPII em Rio Verde e nos disponibilizamos para dar apoio nessa jornada, principalmente no que diz respeito ao empresário Rioverdense” afirmou ele.

Chamado a falar, o presidente do CODERV, Ênio Fernandes mostrou entusiasmo com a iniciativa. “Temos a firme convicção de que educação e tecnologia são as ferramentas essenciais para transformar o agronegócio, para mudar o mundo, por isso, estamos muito felizes com essa iniciativa da Embrapii. Podem conosco, vamos fazer de tudo para que esse projeto decole e contribua de fato para o desenvolvimento de Rio Verde”, destacou Ênio.

Sobre a EMBRAPII

– A EMBRAPII mantém contrato de gestão com o Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Ministério da Educação (MEC) e atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação.

O financiamento da instituição obedece a seguinte regra geral: a EMBRAPII pode investir até 1/3 das despesas das Unidades com projetos de PD&I com empresas, em recursos não-reembolsáveis, enquanto o restante é dividido entre a empresa parceira e a Unidade. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas (por meio da divisão dos custos do projeto), estimula-se o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.

IMG_2020   IMG_2038

IMG_2071    IMG_2060

Artigos relacionados: Termo de Fomento com a Prefeitura de Rio Verde Presidente da Enel Distribuição apresenta planejamento para Rio Verde e região ​Presidentes de entidades visitam o CASE de Rio Verde com representantes políticos Grandes expectativas são depositadas no Observatório Rio Verde em seu lançamento OBSERVATÓRIO RIO VERDE: De Olho nas Contas Públicas ​Oportunidade para negociar dívidas em Rio Verde Observatório Rio Verde tem ata de fundação assinada Embaixador de Israel visita Rio Verde para estreitar laços com lideranças Reinaugurado trecho da GO 210 que liga Rio Verde e Santa Helena de Goiás O ano começou e as atividades para a Sudoexpo 2018 também